Pavilhão alemão na Feira Universal de Barcelona: Mies Van der Rohe em grande estilo
O pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona – também conhecido como “Pavilhão Barcelona” – é considerado um dos marcos da arquitetura moderna. Projetado por Ludwig Mies van der Rohe, conta com uma geometria depurada e pelo uso inovador e extravagante de materiais tradicionais, tais como o mármore, e de novos materiais como o aço e o vidro. Desmontado ao final da feira, foi reconstruído pela Fundação Mies Van der Rohe no mesmo local, na década de 1980.
Espelho d´água no entorno de um grande pódio onde a estrutura é assentada, conta com oito pilares em aço cujo desenho em cruz grega tornou-se célebre na arquitetura moderna. Cortinas de vidro delimitam os espaços internos e externos, além de divisórias baixas em alvenaria. Uma configuração simples e vista como minimalista que é uma referência para a arquitetura. Um verdadeiro ícone entendido como uma das mais perfeitas expressões do pensamento arquitetônico de Mies, que nos lembra sua célebre frase, “Menos é mais“.
É deste projeto também que se destaca a poltrona “Barcelona”, ícone do design desde então. Utilizadas como trono para os monarcas espanhois durante a visita ao pavilhão, ela se mostra – tal como o pavilhão – moderna, sóbria e atual, ocupando um lugar de destaque em diversos projetos de interiores.
Fonte: Wikipedia