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  • Perguntas Frequentes

    • 1 – O revestimento pode ser assentado em área externa?

      Sim.
      Utilizando argamassa própria para exterior, rejuntando e impermeabilizando as peças conforme manual de instruções de cada modelo.

      2 – O revestimento pode ser assentado nas áreas externas de churrasqueiras e lareiras?

      Sim.
      Utilizando argamassa própria (refratária), rejuntando e impermeabilizando as peças conforme manual de instruções de cada modelo.

      3 – O revestimento pode ser assentado em paredes de gesso, dry wall ou madeira?

      Sim.
      Utilizando argamassa própria (para Dry Wall ou Cola específica para madeira), rejuntando e impermeabilizando as peças conforme manual de instruções de cada modelo.
      4 – Que tipo de argamassa é recomendada?

      AC II – Própria para áreas internas e externas como garagens, muros e fachadas.
      AC III – Argamassa colante flexível. Alta adesividade e flexibilidade. Ideal para fachadas.
      ESPECÍFICA – Refratária – (Própria para áreas que recebam calor, alta temperatura como churrasqueiras, estufas e lareiras).
      DRAY WALL – Indicada para assentamento em paredes de gesso acartonado. Colante flexível de alta aderência.
      *Outros tipos de acordos com a recomendação de cada fabricante.

      5 – Qual o consumo de argamassa para o assentamento?

      O rendimento médio é em torno de 3,5m² por cada saco de argamassa de 20 Kg.

      6 – O revestimento pode ser assentado em paredes com umidade?

      Não.
      É possível o uso dos produtos Passeio somente se a parede for tratada – impermeabilizada – antes do assentamento.
      Importante também que o emboço esteja limpo e firme.

      7 – O revestimento pode vir com variações de tonalidade e relevo (textura)?

      Sim.
      Essa variação é intencional para dar um aspecto rústico e natural ao produto, que é fabricado de forma artesanal.

      8 – Qual o produto indicado para impermeabilizar o revestimento assentado?

      - Silicone para concreto aparente ou tijolo à vista.
      - Hidrofugantes à base de água.
      - Oleofugantes para área sujeita a “óleo”.

      9 – Onde encontrar o impermeabilizante?

      Estes produtos são encontrados nas lojas especializadas de tintas e em grandes lojas de materiais de construção.

      10 – O revestimento é pintado?

      Não.
      A cor da peça é resultado da utilização de pigmento apropriado na sua composição durante o processo de fabricação.

      11 – O revestimento pode ser pintado?

      Sim.
      Mas neste caso, as peças perdem as variações de tonalidade que são propositais. De preferência para tintas PVA ou Acrílica.

      12 – Como fazer para limpar o rejunte que secou sobre o revestimento?

      Se o rejunte secar sobre o revestimento, não existe a possibilidade de limpeza.
      Por isso orientamos a realizar o trabalho de assentamento e limpeza em etapas de m² conforme manual de instruções.
      Nunca usar ácido para retirada de excesso de argamassa e/ou rejunte.

      13 – É possível rejuntar o revestimento com a mesma argamassa do assentamento?

      Não.
      O material especificado para este fim é o rejunte.
      * Exceto a Linha Brique 10/20 e Castello, onde consta no manual uma mistura para esta etapa da obra.

      14 – O revestimento assentado precisa receber o rejunte?

      Somente em paredes externas ou que recebam água.

      15 – É necessária à impermeabilização do revestimento assentado? Por quê?

      Sim.
      Os revestimento da Passeio já são impermeabilizados de fábrica.
      *Exceto a linha Brique 10/20 e o produto Steno Bruto Carvão.
      Indicamos um novo processo de impermeabilização após um período de 12 a 18 meses do produto assentado, conforme manual de instruções.

      16 – É possível impermeabilizar a parede logo após o revestimento assentado e antes de rejuntar?

      Não.
      Os revestimentos da Passeio são impermeabilizados de fábrica, mas se esta for a opção escolhida, não rejunte ou impermeabilize até a parede estar totalmente seca.

      17 – É necessário repetir a impermeabilização? Por quê? E quando?

      Sim.
      O impermeabilizante tem prazo de validade de acordo com o seu fabricante.
      Quando termina este prazo, uma nova impermeabilização se faz necessária para que o revestimento assentado se mantenha sempre protegido.

      18 – Qual o tempo de espera exato para a secagem do revestimento já assentado?

      Em partes internas o produto leva aproximadamente de 25 dias para a secagem.
      Em áreas externas e de acordo com a variação meteorológica, o tempo é de aproximadamente 15 dias.
      *Esta estimativa varia de acordo com o local, a temperatura ambiente e a ventilação onde está assentado o revestimento.

      19 – Como fazer a limpeza do revestimento assentado há algum tempo? Qual o produto usar?

      Considerando que o painel assentado foi devidamente impermeabilizado, recomendamos fazer a limpeza utilizando bucha ou escova de cerdas macias com água e sabão neutro.
      Não usar nenhum produto químico, pois a característica do produto será alterada.

      20 – Para assentar o revestimento da cor branca é obrigatório o uso de argamassa branca?

      Não.
      A argamassa de cor clara apenas facilita o trabalho de limpeza da peça.

      21 – É necessário o uso do espaçador no ato do assentamento?

      Não, exceto Linha Brique 10.
      No modelo Brique 10 indicamos o espaçador de 10 mm.

      22 – Por que é necessário efetuar a retirada de pó existente no verso da peça?

      Para a perfeita aderência da argamassa na peça, evitando, desta forma, o futuro destacamento da parede.

      23 – É possível assentar o revestimento sobre uma parede pintada, com massa ou com outro revestimento?

      Não. Com tinta ou massa, é necessário picotar toda a parede. Com outros revestimentos, deve-se retirá-los antes de assentar os revestimentos Passeio.

      24 – Esse Revestimento aceita corte? O que utilizar para cortar as peças?

      Sim. Deve ser feito com ferramenta elétrica apropriada (cortadora serra mármore).

      25 – Posso deixar as caixas armazenadas expostas ao tempo? Por quê?

      Não. Porque se caixa receber chuva a caixa ficará encharcada, fazendo com que o revestimento absorva a tinta (cor) do papelão.

      26 – Onde posso encontrar o folheto explicativo, para orientação de como assentar o produto?

      Dentro das caixas do produto e na área de manuais no site da Passeio.

      27 – Preciso molhar as peças antes de assentar? O quanto devo molhar?

      Não. É necessário limpar apenas o verso das peças com uma esponja úmida antes de assentá-las.