O luxo dos Hóteis Boutique
Eles apareceram pouco a pouco no cenário internacional mas atualmente ocupam uma fatia grande dos negócios em hotelaria em todo o mundo – inclusive no Brasil. A ideia de criar um hotel onde tudo fosse de excelente bom gosto e onde o hóspede se sentisse em casa, sendo fartamente cercado por mimos únicos seduziu, primeiro, os empresários que desejavam se diferenciar e, depois, os viajantes que, a negócios ou a passeio, querem se sentir muito, muito bem.
O design de interiores impecável e, por vezes, temático, é uma das “chaves” dos hoteis boutique. Alguns são projetados por uma “estrela” do mundo da arquitetura internacional tal como Philippe Starck, que já assinou vários deles, inclusive um aqui mesmo, no Rio: o “Fasano”. Outros têm em cada andar um conceito diferente, como o “Puerta America” em Barcelona, onde gente como Zaha Hadid, Arata Isozaki e Jean Nouvel, entre outros, deixaram sua assinatura em pelo menos um quarto. Mas a verdade é que não importa muito se a assinatura tem projeção ou não: o fato de o hotel ter muito estilo já atrai bastante gente.
Até mesmo grifes internacionais de prestígio como Armani Casa e Bvlgari, já lançaram seus empreendimentos baseados numa estética que condiz com seu “style”. E, ao que parece, eles vieram para ficar. Assim como os hoteis de baixíssimo custo, estilo “cama e café”, as mais diferenciadas hospedagens do mundo também têm seu lugar.