Arquitetura, corte e costura
Sede da “Saul e Mendez“, boutique de roupas masculinas da Guatemala, esta construção chama a atenção pela proposta arquitetônica – incomum, mas bem apropriada – e também pela qualidade na execução. O projeto é do estúdio de arquitetura local, Taller KEN.
A idéia dos arquitetos era a de incorporar referências da cultura local ao projeto e isso foi obtido através da pesquisa de elementos presentes em todas as “culturas” que se mesclaram para chegar ao que o país é hoje. Desde o viver das colônias espanholas no século XV – época da colonização do país por parte dos espanhois – até vestes e produtos com a veia artística dos antigos maias, que estimulam homens e mulheres Portas e janelas foram “esticadas” a partir da suposta fachada da edificação, e seu jeitão linear “desalinhado” resulta desta ideia, como se um grande tecido de malha tivesse sido esticado sobre o prédio. Os detalhes “amassados” foram feitos a partir de paineis de fibra de vidro moldados, com um acabamento em gesso para suavizar os efeitos. Os arquitetos explicam que era comum que as janelas das casas da colônia espanhola tivessem a aparência de profundos nichos, por isso a ideia de aumentar a “profundidade” das mesmas, causando estranheza em seu exterior e simulando uma lembrança ancestral para quem vê a partir dos interiores.
O acesso principal se dá através de uma bela – e grande – porta pintada em vermelho vivo, que contrasta divinamente com o branco da construção. As paredes foram feitas em blocos de concreto, imaginem, e apenas recobertas com paineis de madeira, pintados em branco, apropriados para fixação de expositores. Para completar, um piso em cimento bem polido, que oferece uma base neutra e levemente brilhante para os produtos em questão. Em resumo: um conceito muito bem pensado, baseado em pesquisa e reflexão sobre o que o lugar – desde a localidade onde a loja seria aberta, até o nível de nação/país – tinha de diferente, especial e único que o distinguisse de outros, levando o espaço comercial também a um destaque entre a maior parte de lojas de seu ramo ou não.
Fonte: Dezeen