Tendência: tecnologia + artesanato

Naturalmente "pendentes", a partir de sua malha de tricô, as peças de Zuckerman e Sapir são uma inovação das melhores.
Os designers israelenses Ariel Zuckerman e Oded Sapir apresentaram recentemente suas luminárias com “capas” em tricô: na verdade, trata-se de uma malha de feita com fios de lã trançados, que segue um padrão fixo, criando um “planilha tridimensional” com belos resultados em iluminação. Uma real mistura de tecnologia com a tradição artesanal que vem nos encantando nos últimos anos em diversos projetos inovadores de design.
Também a empresa brasileira Iluminadas, da cidade de Franca, em São Paulo, criou interessantes pendentes em crochê. Feitas em outra técnica artesanal tradicional, com lãs grossas e coloridas, são uma bela alternativa para quem deseja algo descontraído e super atual para iluminar algum canto de sua casa. Criação da designer Andrea Brackman, os chamados “cordões” realmente “encapam” com o tramado de lãs os fios e canoplas de lâmpadas diversas.

"Granny", da italiana Casamania, tem um tamanho bastante interessante.
E ainda a italiana Casamania, lançou sua luminária “Granny”: também um pendente em tricô, segundo a divulgação da marca “Granny é avó. É tricotar enquanto ouve seus problemas e aventuras mais recentes e histórias comoventes, que dá um chocolate para aquecer do frio. Lê contos de fadas. São lembranças de infância”. Tricotada exclusivamente com lã tirolesa, cada peça é feita com mão de obra de idosos ou pessoas com necessidades especiais, em sistema de cooperativa.
Não é um grande “encontro” de ideias muito semelhantes?

Outras opções de luminárias de Zuckerman e Sapir.

