Dois pontos importantes sobre cor
Um dos principais elementos de composição responsável pelo sucesso, ou pelo “estranhamento” de um projeto de interiores, a cor possui algumas propriedades que devem ser bem estudadas para que se obtenha um bom resultado em sua aplicação. Neste post destacamos apenas duas delas: o tom e o matiz de cor, que ao receber a luz, acentuam ou suavizam o clima do ambiente onde são empregadas. Veja em detalhes:
Os conhecidos tons de cor – também chamados de valores tonais – são as variedades de uma cor que fazem com que ela reflita mais ou menos luz. O branco é a cor de maior valor tonal e o preto é a de menor valor tonal. Das cores organizadas na roda de cores, o amarelo é o de maior valor tonal e o azul, o de menor valor tonal.
Para aumentar o valor tonal de uma cor, acrescentamos pigmento branco, e para reduzir o valor tonal de uma cor, acrescentamos pigmento preto. Aumentando o valor tonal, aumentamos a luminosidade, e reduzindo-o, obtemos a redução da luminosidade. Observe na figura a variação tonal do azul, do vermelho e do verde:
A variação de uma cor até o branco é chamada de degradée ou de “ton sur ton” – do francês, “tom sobre tom”, e vem sendo bastante utilizado em interiores atuais. Observe este efeito na imagem abaixo:
Muitas das chamadas cores neutras são obtidas exatamente da variação de uma cor quente até o branco ou até o preto. Ou seja, ao adicionar branco ou preto a vermelhos, amarelos, laranjas, etc., obtemos uma enorme gama de tons reconhecidos como neutros, como por exemplo o cáqui (tom de laranja a que se adiciona pigmento branco), o creme (tom de amarelo a que se adiciona pigmento branco) e o marrom (tom de vermelho a que se adiciona pigmento preto). O preto, o branco e o cinza, apesar de não estarem presentes na roda de cores (um tipo de organização do espectro de cores visível pelo olho humano), também são considerados como neutros.
Já o matiz ou complementaridade de cor (cores complementares), mostram o quão próxima uma cor (um tom de uma cor), está próxima uma da outra. Por exemplo: o violeta é um matiz do vermelho e vice-versa. No entanto, existe um limite em que uma cor pode ser considerada um matiz da outra, que é determinado pelo quanto uma cor tem da outra dentro de determinada tonalidade. Veja abaixo a variação do vermelho, praticamente marrom, até o rosa forte e vice-versa:
Portanto, ao se escolher uma cor, fatalmente estaremos escolhendo também um tom e um matiz da mesma. Se estiver compondo um ambiente, escolha com atenção suas cores, para que as combinações não sejam extremamente extravagantes ou difíceis de se obter.